No ano de 1962, um jovem casal de educadores, professores Pedro Paulo de Bragança e sua esposa, Terezinha, concretiza um sonho há anos acalentado e abre sua primeira escola: o Educandário Santa Inês – internato de educação primária que atendia, somente a meninos de famílias de baixa renda. Seis anos se passaram e o casal, em 1968, resolve estender a toda comunidade de Santíssimo e vizinhança, seu ensino de qualidade e o Educandário passa a se chamar, então, Colégio Novo Rio, instituição de educação primária e ginasial, de freqüência mista (meninos e meninas) em regime de externato, com o principal objetivo de contribuir para a formação e desenvolvimento integral do educando.
Em 1975, o Novo Rio já servia à comunidade por sete anos com apenas o 1º grau. Foi então que o casal, imbuído pelo espírito empreendedor e por seu dinamismo, vislumbrou que o crescimento industrial e, conseqüentemente, populacional, da Zona Oeste não tardaria. Nasce, então, a Escola Técnica do Rio de Janeiro – ETERJ – com a proposta de oferecer o 2º grau Técnico (Atualmente Ensino Médio) à comunidade e já no ano de 1978 forma suas primeiras turmas de Técnicos em Mecânica, Eletrônica e Eletrotécnica. Mas não pára por aí. Cria, a partir de 1989 mais uma opção de Curso, passa a oferecer com muito sucesso, o Curso Técnico em Informática, pioneiro no Estado do Rio.
Atendendo a demanda de empregos gerados a partir dos investimentos projetados para a região de Itaguaí, no dia 07 de agosto de 2008, inauguramos a Unidade da ETERJ na cidade, oferecendo o Curso Pós-Médio Técnico no horário noturno.