Prezados Alunos e Responsáveis.
Neste momento de muitas dúvidas e inúmeras incertezas, vimos reafirmar nosso compromisso com Alunos e Famílias que confiam em nosso trabalho há 58 anos.
A razão de ser da ETERJ é o atendimento às crianças, jovens, adultos e famílias que nos prestigiam com a possibilidade de contribuir na formação dos cidadãos que irão transformar nossa cidade, estado e país, com educação de qualidade.
É lamentável que, num País que tanto necessita de Educação, nossas Escolas conquistem o recorde mundial de fechamento durante a pandemia que o mundo enfrenta.
Somos o País que mais tempo permanece com Escolas fechadas, triste destaque no mundo.
No shopping não há risco; nas pracinhas soltando pipa e jogando bola, também não; impossível pegar nas praias; no judô, karatê, não pega; balé, natação, explicadora, não há a menor chance; não se pega brincando de boneca, bola de gude, muito menos no vídeo game com colegas nos quartos. Não se pega no cinema, teatro, pizzaria e em breve nos estádios de futebol.
Será que a Escola é o único lugar que nos expomos ao risco de contaminação?
O perigo é a Escola?
A quem interessa essa narrativa?
Não se fala das doenças psicoemocionais que crianças e adolescentes estão sofrendo em decorrência do afastamento da Escola.
A ETERJ vem reafirmar seu compromisso com a saúde, hábitos saudáveis e em defesa da vida de alunos, familiares, professores, equipe administrativa e toda comunidade educacional, como fazemos a quase 06 (seis) décadas.
Estamos prontos e preparados. Nossas instalações físicas, salas de aula/laboratórios e nosso plano de retorno, atende os mais rigorosos procedimentos recomendados pelas autoridades públicas sanitárias e de saúde.
Higienização constante e frequente, uso de EPI’s, distanciamento, redução no número de alunos e colaboradores presentes no dia a dia; enfim, há uma série de controles e cuidados implementados.
Entretanto, temos, encontramos muitos órgãos e entidades desejando que as Escolas permaneçam com seus portões fechados aos alunos e famílias.
Dizem que as crianças pequenas não entendem as regras de distanciamento, podem pegar o vírus na Escola e levarem para os avós. E, novamente perguntamos, não correm esse risco na praia? No shopping? E nas praças? E nas escolinhas de esportes?
As crianças podem levar para os avós. Tudo bem, entendemos.
E os alunos do Ensino Médio? E os alunos dos cursos técnicos noturno? E os universitários?
Enfim, claramente a uma intenção e ação política para que as Escolas Particulares permaneçam fechadas.
O cidadão que opta por pagar mensalidade e receber Educação melhor do que aquela ofertada (quando é) pelo Estado/Município é penalizado duas vezes:
1 – por pagar imposto e não ter serviço de qualidade fornecido pelos governos.
2 – por optar pela Escola Particular e ter seu direito à educação cerceado (impedido) pelo mesmo estado que não lhe entrega o retorno dos impostos.
A cada dia sua agonia, já diziam os que estão aqui entre nós há mais tempo.
Portanto, diante das últimas decisões judiciais e das orientações de nossa assessoria jurídica, em que pese sermos totalmente favoráveis e estarmos prontos para o retorno às aulas imediatamente, decidimos adiar o reinício de nossas atividades presenciais para o dia 29/09, rogando a Deus que não seja necessário um novo adiamento. Pois, entendemos que nossas crianças e jovens precisam de nosso apoio neste momento tão difícil pelo qual passa a humanidade.
Com a absoluta certeza que Educação é essencial e Escola é vida, nos despedimos.
Fique bem, fiquem com Deus.
Muito cordialmente,
Inah e Pedro
Direção Geral