InformativosMédio técnicoPós-médio

Visita Pedagógica ao MAGLEV COBRA

Por 27/09/2018 Nenhum comentário

Cultura maker, ou Movimento Maker, como também é conhecida, é uma extensão do conceito “Faça Você Mesmo”, que vem do inglês “Do it Yourself” (DIY). A base da cultura maker é a ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar, alterar, fabricar, melhorar, criar vários tipos de objetos com as suas próprias mãos. Empoderar os educandos para criar ambientes em que eles mesmos se auto estimulem a aprender é abrir um mundo novo de possibilidades e garantir que o aprendizado seja internalizado e levado para a vida toda.

O movimento maker também está fora dos laboratórios escolares, estão presentes nos centros de pesquisa tal qual o COPPE/UFRJ. Neste sentido, conduzimos nossos educandos da terceira série dos cursos técnicos de Eletrotecnica e de Automação a conhecerem o MAGLEV COBRA – um veículo de levitação magnética em desenvolvimento no Laboratório de Aplicações de Supercondutores – LASUP, em parceria com outras instituições. Visa revolucionar o transporte coletivo com alta tecnologia, energia eficiente, não poluente e de custo acessível para os grandes centros urbanos.

Incentivar e reforçar o faça-você-mesmo é o que garante uma participação mais ativa e de maior engajamento dos alunos em geral na construção do perfil profissional para o século XXI.

Por: Coordenador Jorge Ricardo.