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PROTOCOLO DE SAÚDE ETERJ

By 15/09/2020No Comments

Estamos enfrentando algo novo e totalmente desconhecido. A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil obrigando-nos a rever hábitos e posicionamentos. Estamos iniciando o retorno às Atividades Presenciais, Para que tenhamos tranquilidade e segurança no retorno à Escola, se faz necessário que tenhamos medidas de prevenção e combate ao Coronavírus.

As medidas do Protocolo de Saúde estão baseadas nas orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Educação. Ou seja, estão de acordo com as orientações de todas as esferas de poder (federal, estadual e municipal).

Ressaltamos que, como o contexto é muito novo para todos, ainda não possuímos experiência comprovada no Brasil ou no mundo sobre a melhor forma de equilibrar as variáveis envolvidas, mas vamos nos esforçar para que, juntos, possamos buscar as melhores soluções para garantir uma retomada segura.

Precisamos do comprometimento dos alunos e familiares para que juntos tenhamos sucesso na nossa retomada das atividades.

  1. Estrutura Física

1.1. As salas de aula e laboratórios estão organizados com espaço de 1 metro de distância entre as carteiras. Os alunos virão à escola de acordo com seu grupo.

1.2. Não haverá fila de forma de entrada. Os alunos serão encaminhados a sala de aula início do turno (1º segmento do E.F.). 

1.3. A circulação pelos pátios da Escola será demarcada com setas indicativas no chão. Especial atenção as sinalizações a fim de evitar aglomeração e fluxo intenso.

1.4. Os intervalos dos recreios serão administrados de maneira a controlar a movimentação dos alunos, obedecendo sempre o distanciamento de 1 metro. Não será permitido saídas das salas para beber água ou ir ao banheiro fora dos horários pré-determinados. Pedimos que os alunos tragam suas garrafas de água.

2)  Higienização

2.1. As dependências da escola serão higienizadas diariamente ao longo do dia com água sanitária.

2.2. Portas e janelas das salas de aula e dos laboratórios serão mantidos abertos, mantendo os ambientes arejados e ventilados. Não será permitido ligar os aparelhos de ar condicionados e nem ventiladores.

2.3. Colocamos na entrada da escola tapetes sanitizantes e totem de álcool em gel. Pias foram instaladas pelos pátios da escola.

2.4. Bebedouros serão limpos com álcool 70% e terá a função de encher garrafas ou copos. Não será permitido beber água no dispositivo.

2.5. Teremos álcool líquido em borrifador nas salas de aula e laboratórios e dispenser de álcool em gel pelos pátios da escola.

3)  EPI – Equipamento de Proteção Individual

3.1. Toda comunidade escolar – alunos, professores e colaboradores administrativos – deverá ter seu kit de proteção individual como: 03 máscaras de tecido (ideal é que seja trocada a cada 2 horas), álcool em gel, garrafa de água, luvas descartáveis, toalha de mão.

3.2. Os professores e colaboradores usarão o face shield (protetor facial), além da máscara.

3.3. O material escolar (lápis, caneta, borrachas, livros e outros) NÃO poderá ser compartilhado. Todos os alunos deverão ter seu próprio material. Nada poderá ser emprestado. Mochilas e bolsas não poderão ser colocadas no chão da sala ou dos pátios.

4)  Práticas e Rotinas de Prevenção

4.1. Treinamento dos colaboradores para orientação das práticas de prevenção e combate ao Coronavírus.

4.2. Manter toda a atenção com relação à higiene das mãos – utilizando o álcool em gel ou lavando as mãos antes e depois de realizar algum tipo de contato com máquinas, livros e afins.

4.3. A aferição de temperatura poderá ocorrer ao longo da permanência do aluno na escola. No entanto, os responsáveis só devem mandar o aluno para escola após aferir a temperatura do mesmo. Evitando assim que, o aluno que esteja com alguma indisposição, tenha contato com os demais da comunidade escolar.

4.4. O aluno e/ou colaborador que apresentarem algum sintoma de Coronavírus, será encaminhado a sala de isolamento e no caso de aluno, irá aguardar seu responsável ir buscá-lo o mais rápido possível para levar a uma unidade hospitalar. O mesmo só poderá retornar as atividades regulares presenciais após realizar teste do Covid.

4.5. Haverá uma rotina de treinamento do protocolo de saúde para colaboradores e alunos.

4.6. Importante que as famílias tenham consciência da importância desse protocolo de saúde. Terão que orientar as ações dos seus familiares e na sua corresponsabilidade no sucesso de implementação e cumprimento das ações. Inclusive, com rápida e fidedigna comunicação à Instituição de Ensino e às autoridades de saúde no caso de constatação de algum sintoma de Covid-19.

4.6. Caso o aluno ou colaborador tiverem contato com alguma pessoa com suspeita de contaminação pelo Coronavírus, recomenda-se que o mesmo fique afastado da escola por 14 dias. Ao retornar, apresentar laudo do resultado do teste do Covid-19. O grupo ou turma que o aluno estiver inserido, será afastada por 7 dias para observação.

5)  Protocolo Pedagógico

5.1. As aulas e práticas pedagógicas ocorrerão de Forma Hibrida, atendendo assim, todas as exigências das autoridades de saúde governamentais.

O retorno às atividades presenciais será gradual e escalonada de forma segura.

Levando em consideração o nível de autonomia e a urgência pedagógica de cada segmento e turma.

5.2. Nos períodos de atividades remotas, pode haver o uso de aulas online síncronas (aulas sendo oferecidas em tempo real através de uma plataforma de videoconferência) ou assíncronas (assistir a uma aula já gravada), lista de exercícios, atividades impressas, pesquisas na internet, uso de redes sociais e outras atividades que já estejam estabelecidas pela Escola.

5.3. Palestras e eventos acadêmicos devem ocorrer no formato digital, em plataformas de web conferência e/ou redes sociais.

5.4. A Escola desenvolverá um plano de atividade domiciliar ou remota para os estudantes que comprovem, através de laudo médico, pertencer ao grupo de risco ou àqueles que não se sintam confortáveis e seguros para realizarem as atividades educacionais presenciais.

5.5. O responsável legal (o que efetivou a matrícula) deverá entregar carta de justificativa à Escola através do e-mail: atividadespresenciais@eterj.com.br (SOMENTE POR ESTE CANAL DE COMUNICAÇÃO).

5.6. Caso haja necessidade, a Escola fará um plano de reposição de atividades práticas que poderá ocorrer em horários de contra turno ou aos sábados.

Muito Cordialmente,

Direção Geral Compartilhada.

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