Novidades

PRONATEC

By 29/08/2013No Comments

PRONATEC: Diretor da ETERJ-NOVO RIO participou do primeiro encontro entre a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos (SEPORT) e o diretor de Tecnologia Inovadora do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rafael Marques.

 

Prefeitura garante capacitação de mão de obra à população.

 

Para a Prefeitura de Itaguaí é de suma importância capacitar os moradores da cidade para ocupar vagas de trabalho oferecidas pelas empresas instaladas na região. Sobretudo, as da zona portuária, que nos últimos 15 anos vêm demonstrando um grande crescimento.

 

E como resultado do empenho do governo municipal, aconteceu nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, o primeiro encontro entre a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos (SEPORT) e o diretor de Tecnologia Inovadora do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rafael Marques.

 

A SEPORT está desenvolvendo um trabalho em conjunto com o MDIC e com a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República para assegurar a participação da comunidade nos cursos de qualificação oferecidos gratuitamente através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), voltados para área portuária. “Procuramos o Ministério de Desenvolvimento que, junto com a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, está buscando qualificar mão de obra para o setor portuário. Mostramos todo o desenvolvimento que está acontecendo aqui, a nossa necessidade de mão de obra especializada, e eles se sensibilizaram. Só para se ter uma ideia, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos é uma realidade que gerará de mais de 40 mil empregos na cidade. Esta é uma das preocupações do prefeito, de qualificar a população para que a mesma tenha acesso a estas vagas e, efetivamente, cresça junto com estes empreendimentos”, disse a secretária de Assuntos Portuários, Elaine Pernes, adiantando que, incluído no PRONATEC, o município de Itaguaí já garantiu recursos para 2800 vagas em cursos técnicos, com previsão de início de aulas para abril de 2014.

 

Participaram deste primeiro encontro, que aconteceu no Hotel Charles, além do representante do MDIC, empresas do Complexo Portuário e Industrial da cidade como Vale, MMX,CSN, Sepetiba-Tecon, Odrebecht, Conlog, MRS; e as escolas de ensino técnico SENAI, CEFET e ETERJ; acrescido das secretarias de Educação e Assistência Social. “Para o primeiro semestre já temos garantido essas 2800 vagas. Ficou acordado aqui que até 31 de dezembro, as empresas irão encaminhar suas demandas e depois iremos nos reunir com as escolas para saber como elas irão atender a essas necessidades”, explicou Pernes.

 

Para o diretor de Tecnologia Inovadora do MDIC, Rafael Marques, a visita a Itaguaí foi de grande relevância para a população da cidade. “Este encontro é o primeiro passo e foi muito importante para que a gente possa garantir mão de obra qualificada para os investimentos que estão acontecendo. Estamos trabalhando para garantir inclusão de mão de obra produtiva à população daqui e evitar, ou pelo menos reduzir, o processo migratório”, finalizou ele.
Qualquer trabalhador que esteja empregado ou não pode participar dos programas de qualificação do PRONATEC, se capacitando nas funções que as indústrias estão precisando. Para obter maiores informações basta acessar
http://pronatec.mec.gov.br/

 

Postado em: 06/12/2013
http://www.itaguai.rj.gov.br/?pagina=exibenoticia&id=110

 

Leave a Reply

Fale conosco via WhatsApp
x